Confira 5 dicas para fortalecimento de cabelos e unhas

Confira 5 dicas para fortalecimento de cabelos e unhas

Cabelos quebradiços e sem vida, que nunca chegam ao comprimento que você deseja, e unhas frágeis, que lascam ou quebram com a maior facilidade. Se você se identificou com esses problemas, saiba que é possível fortalecer cabelos e unhas fazendo algumas modificações bastante simples, porém eficazes, no seu dia a dia. Pensando nisso, preparamos um guia com as 5 dicas essenciais para quem deseja o fortalecimento de cabelos e unhas. Preparada? Saiba quais são elas!

Dicas para fortalecimento de cabelos e unhas

1. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada

Incluir alimentos saudáveis na sua dieta contribui de maneira decisiva para o fortalecimento de cabelos e unhas e para a sua saúde e bem-estar de maneira geral. Por isso, inclua em sua alimentação fontes de vitamina A, vitamina E e proteínas, como o colágeno hidrolisado.

Esses elementos podem ser encontrados em alimentos como leite, ovos, gérmen de trigo, abacate e vegetais com folhas escuras, como a couve e o espinafre. Também coma peixes e outros frutos do mar, que contém zinco e ômega 3, ingredientes que contribuem para a saúde dos cabelos e unhas.

Outra boa dica é investir no consumo de oleaginosas, como a castanha-do-pará e a de caju, que possuem vitaminas do complexo B, E, e selênio, mineral de alto poder antioxidante e que atua na construção do colágeno. Além disso, procure manter sua dieta livre de carboidratos refinados e açúcares. Procure ter uma alimentação saudável, variada nesses alimentos para aumentar a oferta de nutrientes.

2. Fique atenta ao seu consumo de água

Se você quer manter a saúde do seu corpo sempre em dia e suas unhas e cabelos saudáveis e brilhantes, é essencial hidratar-se corretamente! Por isso, não se esqueça de ingerir ao menos dois litros de água por dia.

A ingestão de níveis adequados de água melhora a aparência dos fios e contribui para o fortalecimento de cabelos e unhas. Portanto, não se esqueça de levar a sua garrafinha sempre com você! Esse hábito ajuda você a aumentar o consumo e evita que você “ignore” a sede por não ter a água ao alcance das mãos.

3. Invista em suplementação adequada

Uma das principais causas de unhas e cabelos quebradiços é a deficiência nutricional. Por isso, além de cuidar da alimentação, o ideal é investir em suplementos adequados, que deve ser orientada por um profissional de sua confiança e promova um aporte de vitaminas nas quantidades diárias recomendadas.

Dessa maneira, com o corpo recebendo todos os nutrientes de que necessita, fica mais fácil se livrar da queda dos fios e das unhas fracas e quebradiças. Um dos suplementos mais buscados por quem quer resolver de vez esse tipo de problema é o Pill Food. Trata-se de um complexo vitamínico que beneficia unha, cabelos e também a pele, já que seu possui colágeno hidrolisado, que ajuda a aumentar a firmeza e a tonicidade do tecido.

Este suplemento estimula o crescimento capilar. Basta consumir duas cápsulas ao dia também promove o aporte de pantotenato de cálcio, que atua promovendo a resistência de unhas e cabelos, de biotina, que ajuda a promover o crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas e de vitamina E, que possui ação antioxidante. Seu uso é indicado para revitalizar cabelos fragilizados, inclusive aqueles que passaram por uma série de processos químicos, como alisamentos e tinturas.

cta pill food

Também está disponível a versão Pill Food Turbinado, que apresenta, entre outros ativos, silício e enxofre em sua composição. O primeiro ajuda a trazer firmeza à pele e fortalecer tanto suas unhas como os cabelos. Já o enxofre atua na síntese de colágeno e na formação de cistina e metionina, auxiliando na construção e manutenção de uma pele, cabelos e unhas mais saudáveis.

Dica do Especialista Roberto Gil – Análise genética da predisposição à calvície

A calvície androgenética ou alopécia androgenética é o tipo mais comum de perda de cabelo nos homens e um problema generalizado entre as mulheres. Este fenômeno é causado por uma predisposição hormonal de origem genética. A avaliação do risco genético para a calvície androgenética serve para identificar indivíduos com predisposição genética à calvície para os quais é importante um tratamento preventivo para evitar o seu aparecimento.

O teste genético também é importante para minimizar o número de pessoas que podem ser tratados sem a necessidade real. Já existem tratamentos eficazes para a calvície androgenética, por isso é necessário avaliar cuidadosamente se o indivíduo deve ou não iniciar o tratamento.

A Visiongen é uma empresa especializada na realização desse teste. Através da análise do DNA de células da mucosa bucal, identifica a predisposição genética do indivíduo a calvície, mesmo antes do aparecimento do sintoma. Além da predisposição genética, este teste também determina capacidade de responder ao tratamento com finasterida.

Os resultados obtidos neste teste, juntamente com a visita a um especialista, permitem uma avaliação da necessidade da adoção de medidas preventivas e de ações orientadas e eficazes para manter o cabelo forte e saudável.

4. Tome alguns cuidados durante a sua visita à manicure

Para ter unhas sempre fortes, é importante ficar atenta a alguns hábitos que são bastante comuns no dia a dia, que podem ser prejudiciais e contribuem para deixar suas unhas cada vez mais frágeis e quebradiças.

Evite, por exemplo, retirar totalmente a cutícula, já que ela funciona como uma barreira protetora natural da área, evitando doenças causadas por microrganismos. O ideal é somente empurrá-la suavemente em direção à base. Se você preferir retirar, limite-se apenas ao excesso de pele.

Também evite deixar suas unhas entrarem em contato com produtos químicos agressivos. Sempre que for limpar a casa, proteja-as com o auxílio de luvas especiais e evite retirar o esmalte com acetona. Prefira sempre removedores mais suaves, que não agridem a região e atuam com a mesma eficiência.

Outra boa ideia é investir em bases fortalecedoras, que ajudam a deixar as unhas mais protegidas e resistentes. Além disso, aplicar ceras hidratantes para cutículas forma um filme protetor e aumenta a hidratação dessa região.

5. Proteja os fios com produtos adequados ao seu tipo de cabelo

Além da deficiência de vitaminas e nutrientes, a exposição ao sol e vento excessivos também contribuem para deixar os cabelos quebradiços e com um aspecto ressecado.  Por isso, é importante investir em xampus, condicionadores e máscaras de tratamento adequados para o seu tipo de cabelo. Além de manter os fios limpos e hidratados, alguns produtos ajudam a recuperar os danos causados à estrutura capilar.

O Shampoo Antiqueda Turbinado para crescimento capilar é garante a reposição de aminoácidos e proteínas, favorecendo a reparação da fibra capilar. Possui ação antioxidante, que favorece a ação de ativos para o tratamento da alopecia. Contém Biotina, L-Carnitina e L-Arginina, que auxiliam no fortalecimento de cabelos e unhas, aumentam o metabolismo energético celular e o fluxo sanguíneo na região folicular e prolongam a fase crescimento capilar.

Evite ainda lavar os fios com água quente demais, para que eles não fiquem ressecados e retire totalmente os produtos utilizados após a lavagem, a não ser que haja recomendação do fabricante para o contrário. Isso ajuda a evitar o acúmulo de resíduos, que deixam os cabelos com um aspecto pesado e opaco.

Sempre que possível, dê um descanso para os fios tanto do secador quanto da chapinha e do babyliss. Apesar de serem muito úteis, o uso contínuo e excessivo desses equipamentos pode deixar os cabelos frágeis e quebradiços.

Gostou de entender um pouco melhor sobre como você pode aumentar o fortalecimento de cabelos e unhas com dicas simples, mas muito efetivas? Se você tem dúvidas ou sugestões, não se esqueça de deixar um comentário no post. Nós vamos adorar interagir com você!

 cta ebook cabelos
Fernanda Satlher

por Fernanda Satlher

Diretora da BS Pharma, ciclista, mãe e adora escrever artigos. Farmacêutica industrial graduada pela UFMG com 22 anos de experiência e pós-graduada em Farmácia Magistral Pela UNESP- Araraquara. Gestora de projetos pelo IBMEC - MG.