Saúde e beleza: como chegar no equilíbrio ideal?

saúde e beleza

Todos nós sabemos que o estilo de vida tem influência direta na nossa saúde e beleza, porém, com o dia a dia corrido e as exigências do mundo moderno, acabamos não associando pequenos hábitos aos efeitos que eles causam para o corpo.

Isso porque uma alimentação inadequada associada ao sedentarismo, além de afetar a saúde, faz com que muitas pessoas busquem padrões de beleza que acabam prejudicando a qualidade de vida.

Por isso, no artigo de hoje, mostraremos algumas orientações que ajudarão você a entender melhor como manter a saúde e beleza em dia sem maiores transtornos. Acompanhe!

Dicas para ter equilíbrio entre saúde e beleza:

Acabe com o nervosismo

Embora não seja considerado uma doença, o nervosismo associado ao estresse e à ansiedade pode contribuir para o aparecimento de problemas psicofisiológicos e, por esse motivo, precisam ser controlados.

Procurar levar uma vida saudável, respirar profundamente, pensar positivo e diminuir as expectativas do que possa acontecer, são algumas atitudes que podem ajudar. No entanto, é fundamental identificar as causas que provocam o nervosismo, pois não adianta buscar, no mundo exterior, algo que pode estar relacionado com o seu histórico e os hábitos de vida.

Afastar tudo o que possa gerar o nervosismo e livrar-se do que possa trazer negatividade é uma maneira de viver com melhores resultados.

Proteja o corpo e a mente

Com a rotina corrida, acaba sendo muito comum que o corpo e a mente estejam cada vez mais tensos. Para aliviar essa tensão e protegê-los, é importante ter hábitos de uma vida saudável, como manter uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Dessa forma, além de manter o equilíbrio entre o corpo e a mente, você irá aumentar a sensação de bem-estar e ter melhor qualidade de vida.

Diminua o cansaço

Sintomas como fadiga, preocupações, ansiedade e estresse, na maioria das vezes, são provenientes da correria do cotidiano e fazem com que as pessoas já acordem cansadas. Esse desgaste, além de atrapalhar o rendimento no trabalho e na escola, prejudica a concentração e proporciona o mal-estar. Para reverter essa situação, vale a pena investir em algumas atitudes simples que mantêm saúde e beleza em dia, sem prejudicar a qualidade de vida.

Desse modo, é fundamental manter uma dieta adequada, com alimentos que fornecem componentes energéticos, como cereais, gorduras e carne. Além de funcionar como combustível para o corpo, esta prática oferece energia e ajuda a suportar o cansaço do dia a dia.

Caso você acorde cansado, caminhar por cerca de 10 minutos pode ser uma boa maneira de despertar. Porém, você também deve associar ao hábito de dormir cedo, a fim de repor as energias do dia, assim, não terá chance e nem espaço para o cansaço.

Tenha uma noite de sono tranquila

Dormir bem é um dos segredos mais importantes para quem deseja a longevidade. No entanto, grande parte das pessoas não consegue obter um sono com qualidade, por causa das preocupações, da ansiedade, dos estímulos luminosos ou, até mesmo, da baixa produção do hormônio responsável pela indução ao sono, conhecido como melatonina.

Apesar de o hormônio ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, a busca pela versão medicamentosa tem aumentando justamente por ajudar o corpo a se preparar para dormir e melhorar a qualidade do sono, principalmente em pessoas com problemas de insônia.

Mas, para isso, o uso da substância deve ser feito de maneira responsável e sempre com o acompanhamento médico, uma vez que existem determinadas doses que variam de uma pessoa para outra.

Use protetor solar diariamente

O excesso de sol pode trazer sérias consequências para a pele, como queimaduras solares, câncer e o envelhecimento precoce.

Por isso, usar o protetor solar de maneira adequada é essencial, mas também é preciso cuidar da saúde e beleza da pele com alguns cuidados diários, como limpar, tonificar e hidratar, assim, você facilitará a renovação das células e estará prevenindo o surgimento de manchas e rugas, sem ter que fazer grandes investimentos.

Exsymutriment

Aposte em nutracêuticos

Os nutracêuticos são compostos farmacêuticos manipulados a partir de produtos naturais que atendem os mesmos requisitos de segurança e qualidade de um medicamento. E, para quem deseja cuidar de si mesmo, melhorando o aspecto da pele, renovando os tecidos conjuntivos e mantendo a integridade dos cabelos e unhas, vale apostar no exsynutriment, que é um exemplo de nutracêuticos.

Esse produto contém em sua fórmula silício orgânico estabilizado em colágeno marinho hidrolisado. Pelo fato do silício ser um elemento essencial para a biossíntese de elastina e colágeno, o exsynutriment atua de maneira benéfica sobre a pele, cabelos, unhas, ossos e articulações. Seu uso é indicado, principalmente, após os 30 anos, já que, a partir dessa idade, os níveis de silício tendem a diminuir progressivamente no organismo.

Contudo, o uso de nutracêuticos deve ser orientado por profissionais de saúde, pois somente eles poderão avaliar o caso e indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa.

Alimente-se bem

Incluir alimentos saudáveis no cardápio é um dos pontos centrais para obter uma maior qualidade de vida. Isso porque consumir mais oleaginosas, por exemplo, reduz problemas cardíacos, já que elas são ricas em gorduras boas que evitam a formação de placas que obstruem as artérias e diminuem as taxas do colesterol ruim.

Se a intenção é emagrecer ou ganhar músculos sem prejudicar a qualidade de vida, uma dieta com carboidratos e baixo percentual de gordura pode ser uma ótima alternativa. Vale ressaltar que os alimentos ricos em vitaminas, em conjunto com a ingestão de muita água, além de proporcionarem bem-estar, são a melhor maneira de prevenir doenças.

Mexa-se

Deixar o sedentarismo de lado significa afastar doenças, como a hipertensão, a obesidade e o diabetes. Além de proporcionarem mais disposição e energia, os benefícios dos exercícios físicos para a saúde e beleza são inúmeros. Uma pesquisa, realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, atestou que caminhar reduz a pressão arterial na primeira hora e esse declínio se mantém posteriormente por até 24 horas.

Além disso, movimentar-se também ajuda a estimular o desenvolvimento de novos neurônios, que acabam melhorando as atividades cognitivas e, principalmente, a memória. Ao praticar atividade física, há um aumento dos níveis de serotonina no organismo, que é o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e uma ótima substância que auxilia na prevenção de doenças, como a depressão.

Aprenda a gostar de você

Trabalhar o autoconhecimento e a autoestima é fundamental para manter saúde e beleza em dia. O conceito que se tem sobre si mesmo determina a forma como conduzimos a vida, o valor pessoal, o profissional, as opiniões e os cuidados com o corpo e a mente.

Por isso, é importante ter um bom referencial de si, sabendo reconhecer suas qualidades e valores sem ficar se cobrando ou focando apenas nas limitações e dificuldades.

Além disso, vale a pena reservar um tempo só para você, fugir um pouco da rotina e tirar o dia para fazer as coisas que deseja, como passear ao ar livre, cuidar da estética ou ter um tempo para meditar — essas são pequenas atitudes que fazem diferença e proporcionam qualidade de vida e bem-estar.

Gostou do nosso artigo? Então que tal deixar seu comentário aqui e compartilhar este post com seus amigos? Visite nosso site!

E-book rejuvenescimento

por Fernanda Satlher

Diretora da BS Pharma, ciclista, mãe e adora escrever artigos. Farmacêutica industrial graduada pela UFMG com 22 anos de experiência e pós-graduada em Farmácia Magistral Pela UNESP- Araraquara. Gestora de projetos pelo IBMEC - MG.